martes, 21 de enero de 2014

Vantagens e desvantagens das câmeras panorâmicas de 360 graus

Quais são os critérios a considerar ao escolher uma câmera com vista panorâmica de 360 graus? Neste artigo, o Blog de AirLive para Brasil oferece cinco pontos-chave a considerar ao selecionar câmeras panorâmicas de 360 graus:
1) Suporte limitado de VMS
2) Condições de pouca luz
3) Problemas com WDR (Wide Dynamic Range)
4) Limitações em densidade de pixels
5) Altura de montagem.


Cada uma dessas questões merece uma análise particular.


1) Suporte limitado de VMS
O suporte para VMS (Video Management System ou Sistema de Gerenciamento de Vídeo) para câmeras panorâmicas têm sido geralmente muito limitado, uma vez que exigem a integração de controles especiais para lidar com a função PTZ (Pan Tilt Zoom). Embora qualquer VMS pode facilmente integrar sequencia de vídeo, a fim de controlar as imagens em 360 graus é requerida a implementação de software proprietário através de um kit de desenvolvimento SDK (Software Development Kit, SDK). Sem isso, o usuário não pode controlar a câmera panorâmica, a menos que mude a interface do navegador web da câmera panorâmica.
Se você já tem ou está usando VMS, você deve iniciar o seu processo de seleção, determinando qual é o tipo de suporte VMS da câmera com vista panorâmica.
Na verdade, há câmeras panorâmicas que são suportados pelo mesmo fabricante da câmera
Recentemente, alguns fornecedores têm eliminado ou minimizado o papel dos controles nas câmaras 360, favorecendo uma alternativa mais simples para integrar VMS.

2) Condições de pouca luz

Há câmeras panorâmicas de fraco desempenho em condições de pouca luz, porque elas têm altos números f (por exemplo f/2.0 ou superior é mais comum) e a ausência de filtros mecânicos de corte. Muitas vezes isto é devido ao baixo factor da forma das caixas mini-domes com vista panorâmica. São poucos os modelos de câmeras panorâmicas que suportam caixas corte filtro mecânico.
No entanto, o uso de um factor de forma da caixa permite ocupar mais espaço, mas é esteticamente menos agradável. Em qualquer caso, é preciso ter cuidado com os possíveis problemas do fraco desempenho com pouca luz.

3) Problemas com WDR (Wide Dynamic Range)

Porque as câmeras panorâmicas usam um único gerador de imagens para monitorar em "todas" as direcções, muitas vezes são sensíveis a mudanças da luz e a capturar uma parte da imagem excessivamente clara ou muito escura. Normalmente as câmeras variam a configuração de exposição para determinar a quantidade de luz que recebe e lidar com os problemas das variações de iluminação.
No entanto, com as câmaras tradicionais que cobrem um campo de visão estreito, a probabilidade de variações de amplitude é inferior simplesmente pela limitação da área capturada. Se forem usadas várias câmeras tradicionais, cada uma pode estabelecer a exposição a níveis de luz para uma determinada parte da cena (por exemplo, uma longa exposição num interior escuro, uma curta exposição numa entrada luminosa). Porém, com vistas panorâmicas pode ser selecionada apenas uma exposição.

4) Limitações em densidade de pixels
Quanto ao lado positivo das câmeras panorâmicas é que elas podem monitorar em todas as direções, a desvantagem é que elas precisam da mesma quantidade de pixels para cobrir uma área muito maior. Devido a isso, a imagem não é tão boa como a das câmeras tradicionais. Em alguns testes, incluindo câmeras panorâmicas 3 megapixels parecem com a resolução CIF, com a grande vantagem da "qualidade CIF" em todas as direções.
Este equilíbrio é fundamental. Uma câmera panorâmica cobre a área equivalente a 6 câmeras standard (assumindo 60 graus Horizontal FoV para cada uma). Isto significa que a câmara panorâmica irá deslocar um sexto da densidade dos pixels de um dado ponto. Se você espera ver detalhes faciais  com clareza de uma pessoa a 5 metros de distância com uma câmera standard, só pode ser capaz de fazer um esboço nessa mesma distância com uma câmera panorâmica.
Não há forma de o evitar. Pode ajudar uma maior resolução, mas é quase inevitável esta limitação técnica, é aconselhável evitar câmeras panorâmicas VGA / SD, a menos que só se exija uma visão geral da câmera que mostre pouco ou nada os finos detalhes. Por outro lado, ao incrementar a resolução de 2 a 3 ou 5 megapixels é provável que os pixels adicionais repartidos sobre  uma vasta área proporcionem benifício de qualidade com imagens simples.

5) Altura de montagem
A última consideração importante para as câmeras panorâmicas é a altura de montagem. Por exemplo, você deseja que a câmera panorâmica esteja tão perto quanto possível das pessoas / objetos que estão sendo monitorados. Com as câmaras de vigilância tradicionais, se uma câmara tiver que ser montada distante de um objeto, a solução mais simples consiste em utilizar uma longitude focal mais longa (por exemplo, uma lente de 50 mm, em vez de 5 mm). No entanto, as câmeras panorâmicas não oferecem zoom óptico nem lentes panorâmicas de distância focal variável. Portanto, se uma câmera panorâmica é montada num tecto de 9 metros, as pessoas vêm-se como formigas, ou evitar este tipo de montagem de altura ou utilizando um suporte de extensão para colocar a câmera mais próxima (tendo em conta que este tipo de montagem pode ser esteticamente desagradável).

Conclusão
Os fabricantes oferecem muitos dos benefícios das câmeras panorâmicas de 360 graus com uma limitação importante. Pelo lado positivo, essas câmeras muitas vezes cobrem 180 ou 360 graus, proporcionando uma área de cobertura ampla e enviando fluxos de vídeo "standard" para facilitar a integração. Também são benéficos se cada geração imagem puder estabelecer seu próprio controle de exposição, o que reduz o risco do WDR acima mencionado.
As câmeras panorâmicas de 360 graus oferecidas pela AirLive cumprem todos os pontos mencionados neste documento, e os modelos são os seguintes modelos:




AirLive FE-200DM
http://www.airlive.com/product/FE-200DM





AirLive FE-200VD
http://www.airlive.com/product/FE-200VD




AirLive FE-200CU
http://www.airlive.com/product/FE-200CU

No hay comentarios:

Publicar un comentario